Trabalho final de filosofia - filósofos
Sumário 3
1.Introdução 4
2.A Filosofia na Antiguidade 5
i.Filosofia de Sócrates 5 ii.Filosofia de Platão 8 iii.Filosofia de Aristóteles 10
3.Considerações Finais 12
4.Referências Bibliográficas 13
Introdução
A filosofia surge no ambiente político, das viagens marítimas e na fase do crescimento urbano, junto com a criação da escrita e das moedas. Ela foi importante para a criação da cidade e para sua evolução.
Do mesmo modo, ela surge na busca da verdade, de responder questões com bases naquilo em que se pode justificar, surgindo, a retórica e a oratória, ferramentas, estas, que ajudavam na credibilidade da busca efetiva da verdade.
Trataremos da filosofia na antiguidade. No primeiro capítulo veremos a grande transformação que fez Sócrates em sua época. Toda a sua teoria, que marca o nascimento da filosofia clássica, desenvolvida por Platão e Aristóteles.
Seu modo socrático corresponde ao questionamento do senso comum e como a reflexão filosófica demonstra que, com frequência, não sabemos aquilo que pensamos, e que tudo é derivado de nossa experiência.
No segundo capítulo, conheceremos a filosofia de Platão, baseada principalmente na obra de Sócrates por meio de seus diálogos. Trata-se da preocupação com a ciência com função pedagógica e política da questão do conhecimento. Sua prática filosófica envolve o abandono do mundo sensível para o mundo das ideias (o intelígivel).
No terceiro e último capítulo, a filosofia segundo Aristóteles, que nos traz a explicação de como nossas experiências podem ser potencializas para chegarmos ao verdadeiro conhecimento.
A Filosofia na Antiguidade
Filosofia de Sócrates
Sócrates nasceu em Atenas por volta de 469 a.C. e foi condenado à morte na mesma cidade em 399 a.C., sob a acusação de que seu pensamento e sua ação estariam corrompendo a juventude ateniense.
Muitos dos