trabalho filo
R: Do senso comum resulta um conhecimento particular, restrito a uma pequena amostra da realidade, a partir do qual são feitas generalizações muitas vezes apressadas e imprecisas.
Já as conclusões da ciência são gerais no sentido do que não valem apenas para os casos observados e sim para todos os que a eles se assemelham. A diferença entre elas deve-se ao fato de que as afirmações do senso comum são assistemáticas enquanto as explicações da ciência são sistemáticas e controláveis pela experiência.
Em comparação com a ciência, o conhecimento espontâneo é fragmentário, não estabelece conexões em situações que poderiam ser verificadas.
O senso comum é frequentemente subjetivo, que depende do ponto de vista individual e pessoal. O mundo construído pela ciência aspira à objetividade, para ser precisa e objetiva, a ciência dispõe de uma linguagem rigorosa, cujos conceitos são definidos para evitar ambiguidades.
2) Explique o que entendemos por objetividade da ciência. Em seguida, dê exemplos de objetividade cientifica a partir de seus próprios estudos das diversas ciências.
R: É objetivo o conhecimento imparcial, que independe das preferencias individuais e que resulta da descentralização do sujeito que conhece, pelo confronto com outros pontos de vista.
Ex: Força centrifuga e centrípeta.
3) Qual é a importância do método cientifico e da comunidade cientifica?
R: Com o método cientifico criou métodos rigorosos que possibilitam um conhecimento sistemático, preciso e objetivo que permite descobrir relações universais entre os fenômenos, a previsão de acontecimentos e também a ação sobre a natureza de maneira mais segura.
Com a comunidade cientifica possibilitou que as realizações cientificas não só feitas por gênios individuais e sim em trabalho em equipe.
4) Qual é a distinção entre valores cognitivos e valores éticos e políticos na ciência?
R: Existem três