Trabalho Filme Jonas Juliana
Filme https://www.youtube.com/watch?v=jPHlDcPxjx8
Perguntas sobre o filme “E SEU NOME É JONAS”
1. Jonas passou por alguns tipos de procedimentos e atendimentos clínicos (clínica para deficientes mentais, terapia fonoaudiológica, uso de aparelho auditivo). Em sua opinião, porque isto aconteceu e quais seriam os benefícios destes atendimentos para um sujeito surdo?
Toda essa trajetória percorrida por Jonas ocorreu devido a um erro de diagnóstico. Como na época não se tinha muita informação sobre os surdos, pensaram que Jonas tivesse algum atraso mental e que não conseguisse pensar. No caso de Jonas não foi benéfico, pois retardou o aprendizado da língua de sinais e a sua adaptação. Hoje em dia muitos surdos utilizam de serviços de fonoaudiologia, aparelhos auditivos, mas isso vem a somar com o aprendizado da língua de sinais, que é a melhor forma de comunicação. Além disso, hoje muitos surdos também são oralizados, o que facilita a sua socialização com pessoas que não conhecem a língua de sinais. Nesses casos a fonoaudiologia serviria como um auxiliar.
2. Que considerações você faria acerca do desenvolvimento identitário de Jonas, sendo que este cresceu sem contato com sujeitos que compartilhasse da mesma identidade, cultura e da mesma forma de experienciar o mundo?
A sensação de início é que Jonas é alguém incompreendido até por ele mesmo. A agressividade dele é um reflexo disso, pois ele não entende o que se passa ao seu redor e não consegue interagir com outras pessoas, o que prejudica a formação da própria identidade. A falta de contato com pessoas iguais a ele tornam tudo mais difícil, já que no começo acreditava-se que a melhor saída era oraliza-lo. Percebe-se então que a partir do aprendizado da língua de sinais, ele melhorou muito e começou a interagir com o mundo ao seu redor.
3. Escreva a respeito do que pôde observar sobre o processo de aquisição de língua pelo menino surdo.
Como a sociedade não tinha muito