Como uma onda
“Você está na favela. Rádio Favela, 104, 5 FM.”
O filme conta a história de 4 amigos que tinham o sonho de montar uma rádio pirata, na favela onde viviam, devido a realidade do local, alguns deles desviaram desse sonho. O objetivo dessa sonho era comunicar com população que era descriminada por vários motivos, onde o principal, racismo, era o que dificultava a vida dos amigos, que viviam fugindo da policia para não serem presos.
A primeira transmissão da rádio foi no horário da Voz do Brasil, um programa elitizado. A idéia por parte dos radialistas foi bastante ousada, pois um programa de âmbito nacional era obrigatório para todo o país. A rádio foi sucesso, e a população acolheu a emissora de tal forma, que se tornou a porta voz da comunidade.
Uma rádio que abordava assuntos que até então nenhuma teria coragem, isso chamou a atenção de todos, trazendo com isso a repressão da elite e da polícia. A nova rádio fala do povo na linguagem do povo e luta para resolver problemas simples da população, se identificando como rádio comunitária, talvez a única opção para a comunidade
A aproximação com as pessoas do morro é feita a partir do pensamento de Jorge, que faz um trabalho sem retorno financeiro, pois seu sonho sempre foi comunicar com aquele povo que não tinha a quem recorrer. E fazer isso com o compromisso de lutar para resolver os problemas do dia-a-dia.
Sinopse[editar]
Pedra da Lua, uma paradisíaca cidade a beira-mar, o jornalista Álvaro mantém a rádio 74.5 no ar, irradiando esperança, humor e alto astral. O ponto de partida é a chegada de Luiza, a sobrinha do radialista, que volta após sofrer forte decepção no casamento com Caíque. Recomeçando uma nova vida, a jovem se apaixona por Miguel, um ex-namorado que mora num barco e vive a levar turistas para passear.
Elenco
Letícia Sabatella - Luiza
Ângelo Antônio - Miguel
Raul Gazolla - Caíque
Cecil Thiré - Álvaro
Gracindo Júnior - Jonas
Daniel Dantas - Dudu
Esther Góes - Stella