Relatòrio Pronto
As técnicas manuais são voltadas para tratamentos com o intuito de proporcionar aos pacientes diversos benefícios, dentre essas técnicas se destacam a massofilaxia, terapias naturais e drenagem linfática manual.
A palavra massagem tem origem de várias línguas, nos registros médicos mais antigos a massagem é mencionada como uma forma de tratamento. Na época pré-histórica é muito provável que a massagem era usada de forma curativa, o uso das mãos em movimentos de fricção e compressão é calmante e confortante. As culturas antigas têm poucas histórias registradas, porém pode-se afirmar que as técnicas de massagem faziam parte de sua “cultura médica” (DOMENICO, 1998, p. 3).
Antes mesmo de existir algum registro escrito a massagem já era praticada, a palavra massagem pode ser encontrada até mesmo na Bíblia, e documentos antigos da China e Japão também falam de massagem (JONAS; LEVIN, 2001, p.392).
Já na história antiga se tem registro de documentos pictóricos e escritos, dentre eles está o Imperador Amarelo, o grande tratado médico chinês conhecido como Nei Chang, esta obra fala de procedimentos muito semelhantes a massagem. Os gregos antigos também usavam a prática da massagem para manter a saúde física e manter uma beleza duradoura (DOMENICO, 1998, p. 3).
Culturas antigas como dos árabes, egípcios, indianos, gregos e romanos utilizavam da massagem com intuito de melhora em alguma coisa, logo depois, no renascimento foi se espalhando pela Europa e no século XIX Henry Lind desenvolveu a massagem sueca (JONAS; LEVIN, 2001, p. 392).
O conhecimento logo se espalhou e médicos e não médicos de todo o mundo iniciaram estudos sobre os efeitos benéficos da massagem, pois também havia um interesse científico, isso foi a base da massagem atual, muitas técnicas utilizadas nos dias de hoje seguem os movimentos de antigamente (MCGILVERY; REED; MEHTA, 1996, p. 100).
Pode-se definir a massagem como manipulação de tecidos moles, que são responsáveis por manterem