TRABALHO FERRAMENTAS DA Qualidade
1
INTRODUÇÃO
Os termos “7 ferramentas da qualidade” e “7 ferramentas do planejamento da qualidade” são utilizados para designar as principais ferramentas de planejamento, programação e
análise
do
desempenho
no
diagnóstico
e
melhoria
de
inconformidades do produto e/ou serviço prestado pela organização.
É importante ressaltar, entretanto, que o termo “qualidade” não se refere exclusivamente ao nível de conformidade objetiva – em relação ao projeto, por exemplo –, mas também pode estar enquadrada em um ponto de vista subjetivo, isto é, depende da opinião pessoal de cada um.
As “7 ferramentas da qualidade” aqui estudadas são: Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa-Efeito, Histograma, Folha de Verificação, Diagrama de Dispersão, Cartas de Controle e Fluxograma. E as “7 ferramentas do planejamento da qualidade” são:
Diagrama de Afinidade, Análise de Dados de Matriz, Gráfico de Programa de
Decisões de Processo, Diagrama de Setas ou Flexas, Diagrama de Relações,
Diagrama de Árvore e Diagrama em Matriz.
Essas ferramentas foram desenvolvidas principalmente em empresas japonesas do setor automobilístico na segunda metade do século XX. Com o tempo essas empresas tiveram um grande sucesso no mercado. A partir de então, o foco em qualidade se difundiu rapidamente e logo se tornou um requisito básico para a sobrevivência das empresas.
Atualmente, a maioria das empresas – sobretudo as de sucesso – tem sistemas de qualidade bem consolidados e, normalmente, a base desses sistemas são algumas
– ou todas – essas ferramentas.
Sendo assim, o objetivo desse trabalho é elaborar um estudo teórico sobre tais ferramentas, bem como a importância e a aplicabilidade delas.
2
2
AS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE
As ferramentas da qualidade têm a finalidade de fornecer parâmetros que permitam identificar e propor soluções para deficiências de qualidade. Elas são muito úteis, pois abrangem amplamente o controle de qualidade em um âmbito aplicado.
2.1
DIAGRAMA DE DISPERSÃO
O