Trabalho De Ferramentas Da Qualidade
A lógica de operação é um método geral que envolve roteiros já estabelecidos, que contemplam etapas definidas, que são implementadas de acordo com um planejamento bem estruturado. O método mais usual é o ciclo PDCA. O Ciclo PDCA é um processo que visa à melhoria. Seu uso mais comum refere-se ao ambiente de processos produtivos. Cada letra da sigla evidencia uma etapa do método:
1. Planejamento: Refere-se ao planejamento detalhado da ação que se pretende implantar. Esta ação é guiada por objetivos bem definidos, que normalmente são fixados sob forma de padrões que se pretende atingir. O Planejamento se guia por objetivos quantificados.
2. Execução: Nesta fase, o planejamento passa a ser implantado efetivamente. No caso de uso de ferramentas, é comum que se trate de uma execução experimental, que permite acompanhar melhor o que ocorre com as ações que vão sendo executadas e como os resultados vão sendo atingidos.
3. Controle: Esta é a fase da avaliação. Aqui os efeitos da implantação do plano são confrontados com os objetivos previstos inicialmente. Esta fase evidencia o caráter quantitativo das ferramentas.
4. Ação: Nesta fase, as melhorias começam a se caracterizar e, ao mesmo tempo, estabelece-se o ciclo da melhoria contínua: os resultados alcançados são analisados com cuidado, garantindo o aperfeiçoamento de forma sistemática, permanente e organizada.
O ciclo PDCA completa-se quando o feedback desta última etapa retorna ao planejamento. Esta lógica evidencia o esforço pela melhoria continua.
12.4. Um modelo de classificação das ferramentas da Gestão de Qualidade
As boas práticas da Gestão da Qualidade elegeram determinadas ferramentas como aquelas que usualmente geram resultados mais visíveis no esforço pela melhoria dos processos produtivos.
Uma possível classificação das ferramentas básicas da Gestão da Qualidade pode considerar duas dimensões básicas que as caracterizam. Primeiramente, podem-se