Trabalho Feito
As cetonas são compostos orgânicos que contém o grupo funcional carbonila ligado à dois radicais.
Carbonila
As cetonas são obtidas através da oxidação de álcoois secundários (o oxigênio se ligará ao hidrogenio do carbono secundário, o que é muito instável), que formará então a cetona + água:
Nomenclatura oficial e usual
A nomenclatura oficial é praticamente igual à dos hidrocarbonetos, apenas trocando o final O por ONA, e na nomenclatura usual, os radicais são unidos em uma só palavra (por número de carbonos, o menor primeiro), seguidos de cetona.
butanona (oficial) metiletilcetona (usual)
butenona-3
propanona (oficial) dimetilcetona (usual) acetona (nome comercial)
A propanona é a cetona mais importante. É mais conhecida como acetona, e é utilizada como solvente de tintas, removedor de esmaltes, etc. Seu cheiro é bastante forte e desagradável, sendo um líquido inflamável, volátil e incolor. http://www.infoescola.com/quimica/funcao-cetona Função Enol
Os enóis são compostos orgânicos que se caracterizam pela presença de hidroxila ligada a um carbono primário ou secundário. Assim como, pela migração de uma ligação π entre dois átomos de carbono da molécula para entre um átomo de carbono e um de oxigênio.
São quimicamente instáveis, pois a instauração entre dois carbonos é facilmente rompida. Sendo, então, a dupla ligação com o átomo de oxigênio mais resistente.
Etenol
A estrutura acima representa o arranjo atômico da molécula de etenol que, por ser instável, coexiste em pequenas quantidades com uma cetona ou aldeído correspondente. Mantendo, assim, um equilíbrio dinâmico denominado tautomerismo.
Isomeria Dinâmica
Utilizando-se o exemplo da molécula de etenol, o isômero possível seria um aldeído: o etanal.
A estrutura à esquerda representa o aldeído formado. Portanto, numa solução de etanal, pequena parte sofre troca de posição da ligação π entre um átomo de carbono e um de oxigênio para dois átomos de carbono (insaturação) e de um