Trabalho feito
A arborização é um dos elementos que contribuem para melhor qualidade de vida nas cidades. As árvores dos passeios, praças, jardins e parques urbanos trazem sombra e beleza, amenizam o clima, purificam o ar, reduzem a poluição sonora e transmitem sensação de bem-estar as pessoas. Trazem vida e saúde e refletem o grau de civilidade de um local, pois o cuidado com as árvores urbanas informa muito sobre a educação de um povo.
Determinação dos objetivos: Projeto sem fins lucrativos, com visão de exercer função ecológica, no sentido de melhoria do ambiente, e estética, no sentido de embelezamento das vias próximas a faculdade, conseqüentemente da cidade. Incentivando a participação popular nas ações de arborização.
Análise Ambiental Externa: É preciso conhecer a arborização urbana da cidade para potencializar as suas qualidades e corrigir os seus aspectos negativos. Essa avaliação pode ser feita sob diferentes pontos de vistas, que se complementarão: É necessário um cadastro com informações objetivas das árvores existentes e suas condições gerais, assim como uma identificação das necessidades presentes, levando em conta não só os aspectos técnicos, mas a percepção da população.
Análise Organizacional interna: O programa é organizado por alunos da faculdade, que acompanham desde a montagem do projeto, a arrecadação de recursos financeiros para compra das mudas e manutenção, a localização de voluntários para a execução do projeto, ou seja, plantio das mudas, e entrega de panfletos para conscientização da população.
Formulação de alternativas: As categorias de arborização (arborização de calçadas e canteiros de vias públicas, praças e jardins e outras áreas verdes), se complementam, mas uma não substitui as outras. Cada uma exige um nível de manejo diferente e também proporciona benefícios distintos. Algumas vezes, o diagnóstico pode apontar a impossibilidade de se implantar a arborização em calçadas, por