Resenha
Atravessamos um século de preocupações ambientais e cada vez mais valorizamos ações altruístas seja as que beneficiam os homens ou a natureza. Assim tornando-se a ética empresarial uma maneira de lucrar com as “benditas” boas ações.
Com todas as possíveis questões e ramificações deste tema temos o artigo - Ética e Responsabilidade Social - Repensando a Comunicação Empresarial – que aborda um novo modelo a ser seguido.
Nele observamos uma mudança de paradigma, em que responsabilidade social também é importante. Conforme coloca Ashley (2002, p.50), “parece lícito afirmar, que hoje em dia as organizações precisam estar atentas não só as suas responsabilidades econômicas e legais, mas também as suas responsabilidades éticas, morais e sociais.”
O surgimento da ética é visto como uma reflexão científica, filosófica, que estuda costumes e normas. Havendo problemas fundamentais, como de aplicação concreta. “Valls (1996) destaca que se trata de procedimento didático, pois na vida real não nos deparamos com os problemas éticos de maneira separada”.
Explica-se à ética conhecendo-se a cultura antropológica e outros costumes das diferentes épocas e sociedades. “Não são apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro.” Valls (1996, p.13).
Concluindo que, atualmente os grandes problemas éticos, segundo Valls (1996) encontram-se em três momentos (família, sociedade civil e Estado), estimular uma consciência crítica nos indivíduos é o grande desafio para uma vida mais ética, e neste sentido mais livre e mais humana.
O universo coorporativo também tem se preocupado muito com o tema ética dentro dele, por muitas razões surgem organizações preocupadas na