Trabalho feito
E
Pneumática
Ipatinga
2015
INTRODUÇÃO Este trabalho busca aprimorar nossos conhecimentos sobre elementos de fixação e aprender o que é pneumática, através de uma pesquisa realizada em grupo.
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO
Elementos de fixação são muito comuns na mecânica, usado para unir duas ou mais peças, entretanto na mecânica exige uma variedade imensa de elementos de fixação de vários tipos e tamanhos que servem para trabalhos específicos.
A união feita pelos elementos de fixação pode ser de dois tipos: móvel ou permanente.
→Fixação móvel
No tipo de união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com parafusos, porcas e arruelas.
→Fixação Permanente No tipo de união permanente, os elementos de fixação, uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com rebites e soldas.
Os dois elementos devem ser usados com muito cuidado e habilidade pois, são os menores e mais frágeis componentes de uma maquina .
Muito importante também e escolher corretamente o elemento a ser usado e evitar desgastes das outras pecas e rupturas.
➢Rebite
O rebite é formado por um corpo cilíndrico e uma cabeça. É fabricado em aço, alumínio, cobre ou latão. É usado para fixação permanente de duas ou mais peças.
➢Pino
O pino une peças articuladas. Nesse tipo de união, uma das peças pode se movimentar por rotação.
➢Cavilha A cavilha une peças que não são articuladas entre si.
➢Contrapino ou cupilha
O contrapino ou cupilha é uma haste ou arame com forma semelhante à de um meio-cilindro, dobrado de modo a fazer uma cabeça circular e tem duas pernas desiguais.
➢Parafusos
O parafuso é uma peça formada por um corpo cilíndrico roscado e uma cabeça, que