trabalho feito
Neste relatório estão agrupados os processos experimentais e testes dos ensaios físicos da determinação do inicio e fim de pega. Ensaios executados no laboratório da escola SENAI Vila Canaã.
2.0 Desenvolvimento
É um fenômeno artificialmente definido como o momento em que a pasta adquire consistência e se torna imprópria ao manuseio. O início e fim de pega são usados para estabelecer o tempo que o cimento leva para começar a endurecer e quanto tempo leva para endurecer totalmente. O conhecimento do início e o fim de pega permite um maior controle do uso do concreto, facilitando o transporte, lançamento e adensamento do cimento. O tempo de pega é definido como o início de pega. O tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, contado até o início das reações químicas com os compostos do aglomerante caracterizado pelo aumento da viscosidade e temperatura e o fim de pega, o tempo necessário para solidificar completamente, entretanto, não significa que ele tenha adquirido toda a sua resistência.
2.1 Objetivo
Esta norma prescreve o método de ensaio para a determinação dos tempos para o inicio e fim de pega da pasta de cimento.
2.2 Metodologia
Os métodos utilizados no ensaio tecnológicos do inicio e fim de pega realizado no laboratório didático seguindo a NBR 11581 que regulamenta e normatiza esse ensaio.
2.3 Procedimento
1. Zeramos o cronometro
a) Descemos a agulha até a placa de vidro;
b) Deixamos a haste solta e em repouso, de modo que a agulha ficou livremente encostada na placa de vidro;
c) Ajustamos o indicador do aparelho no zero;
d) Subimos a haste e a fixamos através do parafuso específico;
2. Preparamos a pasta padrão, observamos o instante em que se deu o contato do cimento com a água (anotamos o horário);
3. Enchemos e rasamos o topo da forma tronco-cônica (que se apoia na placa de vidro) com a pasta padrão, para isso utilizamos a espátula;
a)