TRABALHO FEITO
O segurado da previdência social é todo trabalhador que mensamente contribui com o INSS e tem direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo mesmo. Mas há outras seis modalidades de segurados, que na categoria empregados estão todos os trabalhadores que tem carteira assinada, que prestam serviços constantes a empresa e recebem salario.
Já o empregado domestica são os trabalhadores com assinada e prestam seu serviço na casa de uma família, que não visa lucro. Nessa categoria estão os domésticos, governantes, jardineiro, caseiro etc.
Os trabalhadores que prestam serviços a diversas empresas, sem vínculo de emprego, ou seja, os avulsos, que são contratados por sindicatos e órgãos gestores de mão-de-obra, são considerados contribuintes individuais.
São consideradas contribuintes individuais as pessoas que trabalham por conta própria como empresário, autônomo, comerciante ambulante, feirante, etc. e que não têm vínculo de emprego.
Já os segurados especiais são os trabalhadores rurais e os pescadores artesanais que produzem individualmente ou em regime de economia familiar, e não utilizam empregados para essas atividades.
Os segurados facultativos são todos aqueles que, maiores de 16 anos, não têm renda própria, mas decidem contribuir para a Previdência Social, como as donas-de-casa, estudantes, etc.
A Previdência social oferece vários benefícios que garantem tranquilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses. Alguns dos benefícios que a