circuito
1 Medir a corrente que percorre o circuito correspondente a cada tensão produzida. Verificar se os resistores utilizados são ôhmicos nas circunstancias experimentais a partir da elaboração do gráfico V × i utilizando os dados obtidos.
2 Introdução
Os resistores são elementos que apresentam resistência à passagem de eletricidade. Podem ter uma resistência fixa ou variável. A resistência elétrica é medida em ohms. Chama-se de Resistência a oposição à passagem de corrente elétrica. Quanto maior a resistência, menor é a corrente elétrica que passa num condutor. A associação de resistores é muito comum em sistemas onde é necessário obter um valor de resistência maior do que pode proporcionar o uso de apenas um resistor. Corrente elétrica e diferença de potencial são grandezas importantes no estudo da eletricidade, e é sobre elas que iremos tratar neste trabalho, falando de como se comportam em um circuito, das suas características, o que são, suas aplicações e de que forma são quantizadas e quais aparelhos utilizar para isso, ou seja, entender o real significado destas grandezas. Neste relatório vamos apresentar os conceitos dessa associação, dados por um circuito misto, onde são associados resistores em paralelo e em série.
Desenvolvimento teórico;
Aprimorar nossos conhecimentos teórico-práticos e familiariza com o uso dos equipamentos e instrumentos de medidas elétricas utilizados no laboratório através da medição do valor da resistência ôhmica de diversos tipos de resistores. Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. São muito utilizados para limitar a quantidade de corrente em um circuito (diminuindo a tensão), ou ainda, transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule). A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm.Esse elementos causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais