Educação Infantil: creches
Ana Maria Ribeiro
PROINFÂNCIA: A VEZ DAS CRECHES NO MUNICÍPIO DE SALTO
TAISA G. R.
SALTO
2013
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Ana Maria Ribeiro
PROINFÂNCIA: A VEZ DAS CRECHES NO MUNICÍPIO DE SALTO
TAISA G. R.
SALTO
2013
RESUMO
O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) em 2007.
O Governo entende que a qualidade da educação infantil, perpassa pela aquisição de equipamentos condizentes à faixa etária específica da infância. O FNDE através do Proinfância oferece os recursos necessários para que isso aconteça;não só para a aquisição de mobiliários como fomenta a própria construção predial dentro de padrões de qualidade e estrutura.
Em Salto, a parceria entre o FNDE e o município renderá até 2014 a ampliação de diversas creches já existentes no município e a construção de outras cinco unidades, o que irá ampliar em cerca de 25% o número de vagas para esta idade. O principal objetivo do Proinfância é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública. O Programa oferece às prefeituras projetos arquitetônicos padronizados para construção das unidades, disseminando o conceito de padrão construtivo mínimo para creches e pré-escolas, cabe ao município oferecer o local adequado á construção, conduzir o processo licitatório e após a finalização da construção do prédio, garantir a qualidade do ensino oferecido. Já para o município de Salto o objetivo principal da parceria com o FNDE é proporcionar a ampliação do número de vagas na cidade e garantir que as crianças sejam atendidas mais rapidamente e eliminar paulatinamente a extensa lista de espera que hoje assola os