Educaçao infantil: creches e pré-escolas
EDUCAÇÃO INFANTIL: CRECHES E PRÉ-ESCOLAS
Coordenação: UNICAPE
MARILÂNDIA, OUTUBRO DE 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................3
2. CONCEITUAÇÃO DE INFÂNCIA............................................. 3
3. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL........................4
4. A ALFABETIZAÇÃO COMEÇA EM CASA............................. 6
5. REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA CRECHE....................................................................................... 7
6. A CRECHE NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA..................................................8
7. BIBLIOGRAFIA.........................................................................10
1. INTRODUÇÃO
Educação infantil é mágica, de fundamental importância para o início promissor de vidas tão especiais. A criança desenvolve-se de forma maravilhosa dentro desde universo de cantigas, histórias, contato direto e emocional com seres humanos tão diferentes mais tão especiais. A importância de se conhecer a educação infantil é de fundamental importância para todos que participam desta educação.
2. CONCEITO DE INFÂNCIA
Infância, período compreendido entre o momento do nascimento e os 12 anos aproximadamente. Esta primeira etapa da vida é fundamental no desenvolvimento.
Durante os primeiros 18 meses de vida, a criança aumenta muito de peso e altura, começa a dentição, desenvolve a discriminação sensorial e principia a falar e a andar (entre os 13 e os 15 meses de idade).
Entre o quarto e o nono mês, ocorrem as etapas do balbuciar. Os sons semelhantes a palavras aparecem por volta dos 12 meses e passam a ter um significado aos 18 meses. A partir desta idade, a aquisição de uma linguagem complexa é muito rápida.
Aos quatro anos, começa já a desenhar letras e números sem um esquema definido e, durante o sexto ano, as letras e os números