Trabalho Feito
“Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão, servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade)
Diante desta citação, podemos nos perguntar: Somos livres? Somos ausente de servidão? Temos autonomia? Não é preciso ficar muito tempo pensando nesta resposta, pois ela é praticamente retórica.
Liberdade é o seu direito de agir, de acordo com a sua própria vontade, desde que não prejudique ninguém, é poder estar livre sem depender de um outro.
A liberdade uma vez que é questionável se realmente temos a liberdade que dizemos ter, se mesmo com as mídias ela realmente existe ou não.
A liberdade de expressão é a capacidade que lhe permite expressar suas opiniões e crenças sem ser censurado. Apesar disso existem a restrição da liberdade de expressão em alguns casos.
A gaiola e as mãos amarradas representa a liberdade, liberdade a qual pensamos ter. Que mesmo com a gaiola aberta, mesmo com a impressão que temos de estar livre para ir e vir, não estamos tão livres assim e as mãos atadas mostram isso, que ainda estamos presos a algo.
A tarja na boca representa que nem sempre temos a liberdade de expressão que dizem por aí, por vezes somos calados, não nos deixam opinar livremente sobre o que pensamos.
Crescemos, saímos de casa, arrumamos um emprego, mas ainda não estamos em total liberdade, ainda estamos presos a determinadas coisas, estamos presos aos nosso afazeres, ao dinheiro, estamos presos a responsabilidade de querer ser livre.