Trabalho feito
1) Há possibilidade de coexistência de civilizações ou o confronto imaginado é inevitável?
R: Talvez esse confronto seja inevitável mais prefiro acreditar que em pleno século XXI ao invés de começar uma 3ª Guerra Mundial que só trará prejuízo para os principais envolvidos e para a população mundial, os principais países envolvidos tomem precauções para que esse desastre não aconteça. Mais Olhando de um ponto de vista mais realista como o mundo é movido pelo dinheiro e pelo poder, para não perder a liderança ou para conquistá-la muitos países entrariam nessa disputa.
2) Qual o papel da globalização econômica e do desenvolvimento tecnológico nesse contexto? Impedem ou fomentam o conflito?
R: A tendência de baixas em conflitos armados vem diminuindo, embora a quantidade destes conflitos tenha tomado uma direção inversa: desde o fim da Segunda Guerra Mundial vêm sendo deflagrados muito mais conflitos armados em todo o planeta do que em séculos anteriores e essa tendência parece se acentuar cada vez mais. Em síntese, o século XXI está delineando-se como um mundo em constante conflito, porém com menos vítimas fatais que nos séculos anteriores.
3) Os mecanismos e organizações internacionais estão aptos a lidar com os conflitos de um mundo multipolar?
R: Os conflitos serão entre o que ele denomina de “Estados-núcleos”, outra conceituação que ele apresenta. Naturalmente, serão entre Estados pertencentes a civilizações diversas, sendo que as questões envolvidas serão as clássicas, dentro das relações internacionais de poder.
4) Até que ponto a opção pelo conflito, sob pretexto de manter a liberdade e democracia em outros países, pode ser justificada?
R: Pode ser justificada, por exemplo, pelo fato de uma riqueza dos oceanos, não pertencer a um só país , e sim à uma nação é a liberdade dos mares, um direito de todos. Mas na verdade é uma forma dos países "poderosos" assegurar seus