TRABALHO FEITO RECURSOS RENOVAVEIS E NÃO
Os recursos naturais são formas de energia ou de matéria disponíveis na terra e que podem ser utilizadas pela humanidade.
De acordo com a sua velocidade de renovação são classificados em:
Recursos renováveis
Recursos não renováveis
Desenvolvimento
O termo surgiu pela primeira vez na década 1970, por E.F. Schumacher no seu livro intitulado Small is Beautiful.
Há situações nas quais um recurso renovável passa a ser não-renovável. Essa condição ocorre quando a taxa de utilização supera a máxima capacidade de sustentação e renovação do sistema.
Recurso Natural Renovável
Um recurso natural renovável é um recurso natural que pode ser recolocado na natureza ou se regenerar através de processos naturais a uma taxa equivalente ou maior em que o consumo humano. Suas fontes podem ser feitos de Radiação solar, ondas do mar, ventos e hidroeléctrica. A biomassa e a energia geotérmica são exemplos de recursos naturais renováveis. Os recursos naturais são determinados elementos da natureza que serão transformados em bens para atender às necessidades das pessoas.
Há recursos como a água, que apesar de muitas pessoas pensarem ser um recurso não renovável, uma vez que está a esgotar-se devido ao excessivo consumo humano, é na verdade um recurso natural renovável, pois a água está constantemente repondo-se na Natureza (Ciclo da água) e os recursos hídricos são considerados recursos renováveis. Um Recurso Natural Renovável é aquele recurso que, normalmente, não se esgota facilmente devido à rápida velocidade de renovação e capacidade de manutenção.
O crescente interesse pelas energias renováveis relaciona-se ao tema mais amplo do desenvolvimento sustentável, em seus três pilares: económico, social e ambiental. Nesse sentido, a busca por fontes renováveis e sustentáveis de energia tem estado no centro do debate internacional contemporâneo. Trata-se, em última análise, de garantir a