opep
Índice
Definição dos Recursos Naturais.
Classificação dos Recursos Renováveis e não Renováveis.
Utilização dos Recursos Naturais.
Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objectivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis , como o petróleo e minérios em geral. Os recursos naturais incluem tudo o que ajuda a manter a vida, como o solo, a radiação solar, a água, o ar, os combustíveis e os minerais, as plantas e os animais. Actualmente existem no nosso planeta muitos milhões de pessoas e todos têm as suas necessidades (de espaço, de alimentos ou de combustíveis, por exemplo). Torna-se necessário encontrar o equilíbrio entre as necessidades do Homem e a preservação do ambiente, o que actualmente se traduz num enorme desafio para a nossa espécie.
Definição:
Os recursos naturais são componentes, materiais ou não da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria génese é independente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores económicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza.
Recurso natural é qualquer bem necessário de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe em envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológicos para utilização de um recurso. Exemplo típico é o magnésio, que até pouco tempo não era recurso natural e passou a sê-lo quando se descobriu como utilizá-lo na confecção de ligas metálicas de aviões. Recursos naturais e