Opep
No dia 6 de outubro de 1973, tropas egípcias e sírias atacaram Israel. Começava assim um novo conflito árabe-israelense. Os Estados Unidos apoiaram Israel e os países árabes adotaram represálias. Reunidos no fórum da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), concordaram em aumentar o preço do petróleo, reduzir sua produção e não vendê-lo aos países que ajudavam Israel. A conseqüência foi o início de uma crise econômica em escala mundial. Muitas empresas faliram por não conseguir enfrentar os altos custos de produção.
A primeira fase ocorreu em 1956 depois que o presidente do Egito na época Gamal Nasser entregou o Canal de Suez para uma empresa Anglo-Francesa, o canal é uma importante passagem para exportação de produtos da região para países ocidentais, devido ao fato, os países árabes boicotaram a distribuição de petróleo.
A segunda fase aconteceu em 1973 em contra-partida ao apoio dos Estados Unidos dado à Israel em relação à ocupação de territórios Palestinos durante a Guerra do Yom Kippur e por causa disso países árabes organizados na OPEP, decidiram aumentar o preço do petróleo em mais de 300%.
A terceira fase, ocorreu durante a crise política no Irã e a conseqüente deposição de Xá Reza Pahlevi o que desorganizou todo o setor de produção no Irã, onde os preços aumentaram em mais de 1000%.
A quarta fase foi a Guerra do Golfo em 1991, depois que o Iraque governado por Saddam Hussein invadiu o país vizinho Kuwait, um dos maiores produtores de petróleo do mundo e o maior distribuidor dos Estados Unidos. Com a intervenção da ONU em apoiar a desocupação do Kuwait, os iraquianos desocuparam o Kuwait contudo, incendiaram todos os poços de petróleo do emirado provocando uma enorme crise econômica e ecológica.
Fonte(s):
http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-1313-10172-,00.html