hISTORIA DA iNFORMATICA

2539 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, surgem novas necessidades para o ser humano. A quantidade de dados e informações para serem armazena e computadas atinge um volume incalculável.

A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.

Podemos definir a informática como a “ciência do tratamento automático das informações”. Muito mais que visar simplesmente a programação de computadores para executar tarefas específicas, a informática estuda a estrutura e o tratamento das informações sob suas mais variadas formas: números, textos, gráficos, imagens, sons, etc.

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

Hoje a tecnologia que os hardwares oferecem é sem dúvida algo muito luxuoso, mas você sabe quais as mudanças e transformações que a informática sofreu até se tornar o que é hoje? Sem dúvidas o texto que você vai ler agora é uma grande aula de história, a história da informática.

PRECEDENTES DA INFORMÁTICA

Para entender a criação de tudo, temos que conhecer alguns fatos que deram início a informática, tudo tem início em 1642, quando o francês Blaise Pascal cria a primeira calculadora do mundo, baseado em seus algoritmos.

Inicia-se então a partir deste período muitas pesquisas a respeito do assunto, que se aprofunda apenas em 1847, quando o matemático inglês George Boole cria o primeiro sistema binário (os famosos algarismos 0 e 1), isso possibilitou a criação de processadores, que trabalhavam interpretando a sequência de 0 e1 e a transformando em alguma informação, isso foi realizado pelo norte-americano Herman Hollerith, o criador de um processador de dados electromecânico.

Apesar de todas estas descobertas terem sido vitais para a informática, nenhum destes homens imaginava o que estava prestes a surgir.

O PRIMEIRO COMPUTADOR

O

Relacionados

  • A Hist Ria Da Bandeira Do Brasil Inf Rmatica
    348 palavras | 2 páginas