Trabalho faculdade
A NESMA associação de métricas da Holanda é considerada um dos maiores grupos de usuários de pontos por função da Europa. Foi fundada em Maio de 1989, com nome inicial de NEFPUG – Netherlands Function Point Users Group. A entidade inspirou-se nas características e objetivos do IFPUG. A sua proposta é fazer a contagem de pontos de função no inicio do projeto.
A NESMA mantém seu próprio manual de contagem, criado em 1990 baseando-se no manual do IFPUG. Os manuais utilizam a mesma filosofia, conceitos, termos e regras. A diferença está nas diretrizes, podemos utilizar as duas técnicas de medição em projetos e chegar a resultados bem próximos. A diferença maior entre as técnicas está na contagem em projetos de melhoria de software, onde as entidades possuem abordagens distintas para aplicação da análise de pontos por função.
Conceito - é uma associação de usuários de métricas que tem proposto alternativas de contagem utilizando a APF, de forma a possibilitar a mensuração de um produto de software no início do processo de desenvolvimento, mesmo não possuindo todas as informações (Vasquez, Simões, e Albert, 2003).
Visando especificar uma contagem de pontos de função mais simples para a realidade de uma empresa, este trabalho propõe um processo de criação de um método de contagem simplificado dos pontos de função, baseando-se nos princípios apresentados pelo NESMA.
Devido às razões apontadas, a medida de tamanho mais utilizada nas estimativas iniciais dos projetos comerciais tem sido o Ponto de Função do IFPUG [4]. Um método de estimativa baseado em Pontos de Função bastante utilizado é a Contagem Indicativa da
NESMA [5]. Neste método, são identificados os grupamentos de dados relativos à natureza do negócio, segundo a perspectiva do usuário. Tais grupamentos são classificados como: Internos (I), se mantidos pela aplicação objeto do estudo; ou Externos (E), se apenas referenciados ou consultados pela aplicação. Com base nas premissas da