trabalho etnografico
Por ser tradição da faculdade , é realizado no curso de publicidade e propaganda o projeto cidadão, que consiste em formar pequenas agências, trabalhar com um cliente real (que neste caso é uma ONG), com o fim de criar um campanha para resolver um problema de comunicação da instituição. O grupo é composto por oito membros que realizaram aproximadamente duas visitas ao campo definido. Assim, nos foi estabelecido a ONG Casa Hope. É uma instituição que oferece apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer, transplantados de medula óssea, fígado e rins, juntamente com seus acompanhantes. As famílias são de baixa renda, vindas de diferentes regiões do Brasil – a maioria origina-se da região do Nordeste. Por sua grande credibilidade a ONG tornou-se referencia nacional. A proposta do trabalho era estudar o nosso cliente para posteriormente conseguirmos desenvolver a campanha publicitária, para isso o nosso objetivo era observar a convivência e a vivência das crianças de diferentes regiões do Brasil, residentes na casa.
Uma breve história sobre a Casa Hope:
Com anos de bagagem como voluntária do Hospital do Câncer, Cláudia Bonfiglioli vivenciou no dia a dia as imensas dificuldades das famílias de baixa renda, vindas de diferentes regiões do Brasil para São Paulo em busca de tratamento especializado para seus filhos. Indignada com condição de doença aliada à falta generalizada de recursos, Cláudia reuniu esforços com amigos e plantou as primeiras sementes do que seria hoje a Casa Hope. Atualmente um centro de referência brasileiro no que tange a amplitude e qualidade dos serviços que executa junto aos hóspedes atendidos (pacientes acompanhantes e doadores de órgão).
A primeira unidade da instituição, que tem sua história iniciada em 1996, era numa pequena casa na Vila Mariana com capacidade para 17 crianças ou adolescentes e 17 acompanhantes, que inicialmente, oferecia moradia, alimentação e transporte para os hospitais,