Trabalho Etnográfico
TRABALHO ETNOGRÁFICO
Jessé Rodrigues
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS
Disciplina de Antropologia Cultural
Docentes: Yvonne Maggie e Nilton
Dicente: Jessé Rodrigues
TRABALHO ETNOGRÁFICO
Antes de tudo, gostaria de pontuar os fatores que nortearam meu interesse por este tema de trabalho. Há algum tempo, cerca de dois anos aproximadamente, busco me aprofundar por assuntos relacionados à juventude, biopolítica e cibercultura. Esse interesse se dá pelo fato do tema estar em contato com minha história desde os meus
12 anos em terras paulistas; por trabalhar na área da comunicação há seis anos; e, principalmente, por lecionar em um curso de mídias digitais para adolescentes, moradores de espaços populares.
Por se tratar da minha primeira aventura no campo da etnografia, não tive escolhas a não ser me lançar no emaranhado da rede, da cibernética, do rizoma no qual estamos submersos e, principalmente, a partir do meu cotidiano, da minha vivência como professor de uma temática totalmente relacionada a rede.
Por essa razão, meu trabalho constitui uma descrição e uma análise das relações entre os estudantes adolescentes do curso de mídias digitais com os dispositivos midiáticos. Recorri à literatura do grande antropólogo Bronislaw
Malinowski sobre seus estudos dos povos melanésios, especialmente os das ilhas de
Tronbriand e o estudo de um de seus meios de troca, o Kula. Deste modo, como no trabalho de Malinowki, busquei me ater na descrição etnográfica a partir de um macro-cenário na tentativa de me aproximar de um micro-cenário e suas práticas, tendo como objetivo os significados das mesmas. A metologia utilizada também corresponde a do antropólogo no que se refere à observação participante.
O desenvolver deste trabalho foi um processo muito laboroso para mim, pois precisei lidar com um jogo de malabares,