Trabalho Etnográfico em Magalhães de Almeida
Um relato etnográfico da missa da 5ª noite de novena do festejo de São Sebastião na cidade de Magalhães de Almeida - MA
Autores
Aline Silva
Jaidinara Brito
José Claudio Costa
Mikaele
Zuila Ribeiro
RESUMO
O presente trabalho constitui um relato etnográfico da missa realizada na quinta noite de novena do festejo de São Sebastião, na cidade de Magalhães de Almeida (MA). A análise proposta busca perceber o caráter simbólico da missa na relação que se estabelece entre o sacerdote e a assembleia. Além disso, buscou-se analisar alguns aspectos que diferenciam a missa do festejo das missas comuns, entendendo a missa do festejo como um elemento cultural que descende da tradição cultural europeia introduzida no Brasil.
Palavras-chave: missa, símbolos, cultura, festejo
1. INTRODUÇÃO
O festejo de São Sebastião, no município de Magalhães de Almeida é um evento religioso e também de cunho cultural. O início acontece no dia 20 de janeiro e encerra dia 30 do mesmo mês. Tradicionalmente, a Igreja Católica celebra o encerramento o dia 20 de janeiro, data em que se comemora a morte do santo mártir, mas por questões históricas na cidade de Magalhães de Almeida o encerramento ocorre 10 dias depois. Isso porque quando se começou a festejar São Sebastião, a cidade pertencia à Paróquia de são Bernardo, cidade vizinha, e em São Bernardo já era festejado São Sebastião. Como só havia um padre para atender os dois municípios, resolveu-se começar o festejo em Magalhães quando encerrava o de São Bernardo.
Apesar de não ser a festa do padroeiro, o festejo de São Sebastião ao longo do tempo se tornou mais popular porque coincidia com o período de férias, favorecendo a participação dos filhos da terra que voltavam para visitar seus parentes. Já o festejo de Santo Antônio, padroeiro da cidade, ficou restrito às festas religiosas sem muita popularidade.
O presente trabalho pretende fazer um relato etnográfico da 5ª noite de novena do festejo de