Trabalho Estruturas Metálicas
HENRIQUE TADEU GOMES LUIZ - 3471
ÍTALO DE PAULA SIMÕES COSTA - 3479
PEDRO VELOSO COSTA - 3504
VÍTOR LUÍS AMORIM FONSECA - 3478
ESTRUTURAS METÁLICAS
RIO PARANAÍBA, MG
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Há 8000 mil anos o ferro começou a ser usado em civilizações como Índia, Babilônia e Egito. No começo, esse material era usado apenas como adorno nas construções ou por fins militares. Após a primeira revolução industrial, o uso do ferro chegou à escala industrial. Assim, a primeira obra importante foi a ponte sobre o rio Severn, em Coalbrokdale, Reino Unido em 1779. Além do mais, pode-se constatar que o grande mentor das estruturas metálicas foi Gustave Eiffel (1832-1923), ele participou das construções da torre Eiffel, em Paris, e da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.
No Brasil, inicialmente, não existiam indústrias siderúrgicas, desse modo, o aço usado no país era todo importado. Devido às guerras mundiais, os países exportadores de aço foram obrigados a diminuir sua produção e, também, sua exportação para voltar sua indústria ao material bélico. Com isso, o Brasil se viu obrigado a iniciar sua indústria siderúrgica que, hoje, ocupa um lugar de destaque no cenário internacional, sétimo maior produtor de aço do mundo.
O aço vem sendo usado cada vez mais, porém, sua fabricação requer conhecimento e inovações. Sendo assim, há investimento maciço em novos estudos para aperfeiçoar as técnicas de produção. Esse desenvolvimento no uso do aço trará benefícios à toda sociedade. Nesse aspecto, é possível destacar algumas das várias aplicações em que o aço pode ser empregado como telhados, edifícios comercias e industriais, pontes, viadutos, torres, residências, entre outras.
2. OBJETIVO
2.1. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral do presente trabalho é observar as características, aplicações e fundações das estruturas metálicas.
3.