TRABALHO DE ESTRUTURAS madeira metalica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANA ALICE ALVES, LAIZ ROBERTA RODRIGUES DOS REIS, RAUNI MEGARON, RUDSON FERNANDO, VALÉRIA FARIA
O MERCADO DE TRABALHO PARA O ENGENHEIRO CIVIL: ESTRUTURAS - Grupo 03
Araxá - MG
2014
ANA ALICE, LAIZ ROBERTA, RAUNI, RUDSON e VALÉRIA
O MERCADO DE TRABALHO PARA O ENGENHEIRO CIVIL: ESTRUTURAS - Grupo 03
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Planalto de Araxá, sob orientação do Professor: Paulo Junior.
ARAXÁ – MG
2014
RESUMO
ESTRUTURAS:
O MERCADO DE TRABALHO PARA O ENGENHEIRO CIVIL
Engenharia Estrutural é a ciência e arte de projetar e construir, com economia e elegância, edifícios, pontes, e outras estruturas similares, de tal forma que possam resistir com segurança às forças a que venham estar sujeitas.
A concepção de um projeto para uma nova estrutura pode envolver tanta criatividade e tanta síntese de experiência e conhecimento quanto qualquer artista é levado a trazer à sua tela ou papel. Uma vez que o projeto é articulado pelo engenheiro como artista, deve então ser analisado pelo engenheiro como cientista através da aplicação do método científico, tão rigorosamente quanto qualquer cientista deve fazer.
As ideias de economia e elegância são inseparáveis, pois um engenheiro responsável não desperdiça nem recursos físicos nem mentais. Restrições econômicas são impostas pelas demandas de mercado, enquanto que a necessidade de elegância é geralmente auto imposta pelos melhores na profissão da mesma maneira que artistas e cientistas veem elegância e beleza nas mais simples telas e nas mais compactas teorias. Em seguida, a definição traz o ideal de segurança, um objetivo que é no fim das contas mais importante que os objetivos econômicos e estéticos, pois a perda de uma simples vida devido a um colapso estrutural pode tornar a mais econômica e bela das estruturas na mais cara e feia.
Finalmente, a definição