trabalho ferrugem em estruturas metalicas
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS METÁLICAS
Corrosão em Estruturas Metálicas
Catharina Cavasin Salvador
Universidade Estadual de Londrina
Londrina – Paraná
2015
2
1.
INTRODUÇÃO
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas.
O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade. A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais.
O produto da corrosão é um elemento diferente do material original, então a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.
Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo portanto a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.
2.
COMO PREVENIR A CORROSÃO
A Prevenção Começa na Etapa de Projeto, simplifique as Formas.
O meio mais eficiente e barato de evitar a corrosão é projetar corretamente a obra, não favorecendo o ataque corrosivo.
Muitas construções estarão localizadas em regiões onde o ambiente é mais agressivo, o que significa atenção às medidas de proteção. Como o custo do controle da corrosão é muito dependente do seu projeto, o responsável pela obra deve sempre incluir o aspecto da prevenção da corrosão em seu trabalho.
De modo geral, é difícil proteger uma estrutura metálica através da pintura (ou outro tratamento de superfície) se ela for inadequadamente projetada sob o ponto de vista da corrosão.
3.
EXEMPLO
Através do exemplo (imagens 1, 2 e 3), é possível conhecer uma estrutura metálica já oxidada e apresentando sinais de corrosão.
Imagem 1- Vista da Av. Arcebispo Dom Fernandes esquina com a Rua Manaus.
Essa obra foi abandonada em processo de construção, esse abandono causou a exposição atmosférica e exposição a