Trabalho Estrat Gia Empresarial Final
INTRODUÇÃO
A Johnson & Johnson é uma multinacional americana, especializada na produção de farmacêuticos, utensílios médicos e produtos de higiene pessoal. Atualmente, controla 97% do mercado global desta última categoria. Atua com marcas muito conhecidas no mercado como, por exemplo, Band-aid e Tylenol.
A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 1933, em São Paulo. Hoje, após uma ampla trajetória, a Johnson & Johnson Brasil possui 5 mil colaboradores, 4 escritórios regionais de vendas, 3 centros de distribuição e 910 mil metros quadrados de parque industrial. Está organizada em sete unidades de negócios: higiene oral, saúde da mulher, cuidados com a pele, medicamentos, cuidados com o bebê e a criança, lentes de contato e cuidados tópicos.
No segmento de sabonetes infantis e baby, a Johnson & Johnson é líder absoluta, dedicando-se há 120 anos no desenvolvimento de produtos que sejam adequados à pele, olhos e cabelos dos bebês. De acordo com o texto, para não perder uma fatia de mercado e aumentar as chances de crescimento no share, os executivos da empresa apostaram no lançamento de uma linha de sabonetes para adultos, com um investimento inicial de R$10 milhões.
Abaixo, analisaremos cada uma das cinco forças de Porter para que possamos entender qual será a melhor estratégia competitiva para a empresa neste segmento.
a) AMEAÇAS DE POTENCIAIS ENTRANTES
Economias de escala
A economia de escala, neste caso, é alta. Os players existentes no mercado já possuem todo o sistema de produção requerido para produzir em larga escala. No caso da Johnson, como já tem experiência no mercado de sabonetes infantis e todo um aparato industrial para iniciar a produção de outros tipos de sabonetes (equipamentos industriais, fornecedores, experiência com outros produtos), fica mais fácil começar a competir neste segmento com baixo custo. Para novos e pequenos produtores, os custos seriam muito altos por não haver