Trabalho estimulo para Beb s de 0 06 anos
UNICAMP
Tema: “Estimulando todos os sentidos de 0 a 6 anos”
Profª Adriana Ap. Noronha Schiavo
Profª Cristiane M. Escamilhas Ribó
Campinas/ 2007
1
Adriana Aparecida Noronha Schiavo – CEMEI “Maria Ap. Vilela Gomes Júlio”.
Cristiane Mario Escamilhas Ribó – CEMEI “Lions Club”
“ESTIMULANDO TODOS OS SENTIDOS DE 0 a 6 ANOS”
Ensinar e educar configura atender todas as crianças, independentemente de suas necessidades educativas, culturais e sociais, é estimular todos os seus sentidos, principalmente, de zero a seis anos, desenvolvendo atividades e avaliações de acordo com sua história de vida, seu ritmo e seu desenvolvimento.
A criança é um ser ativo, que merece respeito no seu tempo de crescimento e desenvolvimento, seu corpo é sua referência e ele evolui com a estimulação e a exploração dos espaços internos e externos presentes em seu cotidiano. As atividades diárias, as brincadeiras, as falas e as experiências vivenciadas também são momentos que proporcionam a construção espontânea do aprendizado.
Desde seu nascimento, a criança observa a reação das pessoas que estão envolvidas em seu cotidiano e, quanto mais ela participa de experiências afetivas, físicas, perceptivas e sociais maior será o enriquecimento e também o desenvolvimento da sua inteligência. “É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo como separado do outro, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo”. (REFERENCIAL CURRICULAR
NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, 1998, p.15).
Os estímulos, nos primeiros anos do desenvolvimento infantil, são decisivos e fundamentais para a formação de sua personalidade, pois há na sua vida adulta e profissional uma grande influência cultural, social, econômica e psicológica. Também sabemos da importância deste trabalho, para fortalecer e desenvolver as outras fases do crescimento, e até proporcionar uma vida adulta com qualidade, equilíbrio e de forma produtiva.
Para