Trabalho Esquizoanálise
ESQUIZOANÁLISE 1
Estudo de três esquizoemas: Produção, Desejo e Produção Desejante
A pessoa, o lugar, o objeto estão expostos e escondidos ao mesmo tempo só a luz, os dois olhos não bastam para captar o que se oculta no rápido florir de um gesto.
É preciso que a lente mágica
Enriqueça a visão humana
E do real de cada coisa
Um real mais seco extrai
Para que penetremos fundo
No puro enigma das figuras(...) Drumond
Como entender, ou pelo menos conseguir traçar uma perspectiva sobre os esquizoemas produção, desejo e produção desejante? O trecho acima, traz consigo o sentimento que perpassa o estudo que tento fazer. Para que consiga descrever o que as páginas lidas me trazem é preciso uma lente mágica, tanto para a autora do trabalho dar conta de escrever os fluidos pensamentos, como para o leitor/professor consiga traduzir as idéias sem nexo que poderão aparecer.
Tal é a tarefa que atrevo executar e de antemão, já digo que apenas grãos da areia serão possíveis de ser visualizados, mesmo existindo toda uma praia a ser observada, pois poucos foram captados e possíveis de ser escritos nesse trabalho, visto a imensidão de tais esquizoemas e a complexidade da leitura.
A partir desse trabalho, tentarei que uma cena seja montada com toda a potencialidade que a leitura de O Anti-Édipo e Introdução à Esquizoanálise produziram. Tais esquizoemas entrelaçam-se de tal maneira, que mesmo que tentasse não conseguiria traze-los separadamente nem visualiza-los separadamente. É confortando-me no entendimento de que para Deleuze e Guattari o que importa são os fluxos, as intensidades, as conexões, os engendramentos possíveis, ou seja, o funcionamento e não a representação e que todos os processos são considerados imanentes, que me desvencilho dos discursos acadêmicos e tento no fluir da escrita trazer os esquizoemas propostos.
Para Deleuze e Guatarri tudo é máquina Máquinas em toda a parte e sem qualquer