As tres ecologias
O MEIO AMBIENTE
"A visualização acrescenta uma nova dimensão à nossa percepção do mundo e nos dá uma nova perspectiva com a qual podemos observar a realidade comum".
(Tarthang Tulku)
2.1. Definições
Ao percorrermos a bibliografia sobre meio ambiente, encontramos várias definições, dentre as encontradas selecionamos as que se seguem:
"Meio Ambiente é o conjunto dos elementos físico-químicos, ecossistemas naturais e sociais em que se insere o Homem, individual e socialmente, num processo de interação que atenda ao desenvolvimento das atividades humanas, à preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno, dentro de padrões de qualidade definidos." (Coimbra,1985)
"Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". (Política Nacional de Meio Ambiente, Lei n. 6938/81 Art. 3o # I)
"O meio (as imediações) no qual as fábricas operam, incluindo o ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas interligações.
Nota 1 - O meio (as imediações) neste sistema estende-se de dentro da organização até o sistema global." (ISO/DIS 14001, 1995)
2.2. Cultura e Meio Ambiente
Segundo David Drew (1989), as atitudes do homem para com a Terra variaram através do tempo e entre regiões e culturas (Figura 2.1). O homem primitivo via a natureza como sinônimo de Deus, a exemplo de muitos povos "atrasados" de hoje, considerando que, por causa desse fato, ela deveria ser temida, respeitada e aplacada. No mundo desenvolvido da atualidade, as abordagens para a mudança ambiental oscilam desde "se pode ser feito, faça-se" até a filosofia da "volta à natureza" dos mais extremados ecologistas. A tradição cultural tem desempenhado o seu papel na determinação do comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. Por exemplo, a despeito da região sudeste da China apresentar semelhanças ambientais com o sudeste dos Estados Unidos,