Sociopsicanálise
A sóciopsicanálise de Mendel propõe que seja deflegrada dentro de certas classes institucionais um processo de auto-análise, feito em colaboração com uma equipe interveniente, que permita aos integrantes deste coletivo fazer a crítica e obter a compreensão da regressão que os afeta, chegando à ressignificação simbólica de sua regressão imaginária, para poder ter de novo um acesso ao real atual, que estão negando, desconhecendo.
O que é a Análise Institucional de René Loural e Georges Lapassade? A Análise Institucional de René Loural e Georges Lapassade parte da idéia de que, devido ao processo que se chama "divisão técnica e social do trabalho", cada coletivo de uma organização está alienado no não-saber, no não conhecer quais são as condições reais em que está trabalhando. É vítima, digamos assim, de um desconhecimento que, em parte, é um desconhecimento devido à desinformação e à estrutura e funções mesmas de instituições e organizações; é a ausência de um conhecimento que nunca foi adquirido.
O que é a Esquizoanálise de Gilles Deleuze e Félix Guattari? A Esquizoanálise de Gilles Deleuze e Félix Guattari é alguma coisa que está além da filosofia porque é um entendimento do mundo, da história, da vida, do psiquismo, que pretende ser um novo gênero, não enquadrável, nem como uma ciência, nem como ideologia, mas, na versão dos autores, como uma proposta radicalmente nova, que não é redutível a nenhum dos gêneros de saber anteriores. Não implica um lugar nem tempo determinado. Não é necessariamente uma atividade coletiva, senão que pode ser dual ou individual. A Esquizoanálise pode ser feita por qualquer pessoa e em qualquer lugar. É considerada não como uma ciência ou como uma disciplina, mas basicamente como uma nova forma de pensar, um modo de ser, ou uma maneira de viver. Propõe algo assim como um processo de análise permanente, generalizado e ubíquo, presente por toda parte, em qualquer momento, e