TRABALHO ESCRITO
DISCIPLINA: Economia
PROFESSOR: Darla Ranna
ACADÊMICAS: Camila da Rosa e Valéria Dalanholli dos Santos
CUSTOS DE PRODUÇÃO: EMPRESAS CALÇADISTAS
Caxias do Sul, 11 de Maio de 2015.
.
1.INTRODUÇÃO:
Tendo em vista que Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul é hoje o grande produtor de componentes nacional, responsável pelo abastecimento de grande parte das fábricas do país, segundo a ASSINTECAL (Associação Brasileira de Componentes para Calçados e Couro) é comum que em época tão competitiva empresas busquem a reestruturação e permanência no mercado.
Por este motivo este trabalho busca explicar os diferentes custos de produção em empresas calçadistas, quais são os materiais utilizados, as partes do calçado e o que isso pode impactar no mercado.
2. REFERENCIAL TEÓRICO:
Custo de produção é a soma dos valores de todos os recursos (insumos) e operações (serviços) utilizados no processo produtivo de certa atividade.
Pode-se afirmar também que custo de produção é uma compensação que os donos dos fatores de produção, utilizados por uma firma para produzir determinado bem, devem receber para que eles continuem fornecendo estes fatores à mesma.
O termo "compensação" é utilizado no conceito de custo de produção, porque em certos casos não ocorre pagamento formal, ou seja, nem todos os custos envolvem um pagamento em dinheiro (custo caixa). Em muitos casos, alguns itens que compõem o custo de produção de um bem não envolvem um desembolso de dinheiro (custo não caixa), como por exemplo, a depreciação tecnológica de um trator ou o custo de oportunidade do capital investido em máquinas.
Desta forma, no longo prazo, sempre deve haver um rendimento ao capital próprio no montante que este poderia receber emprestando-o, por exemplo, a outras firmas. Caso contrário, no longo prazo, o empresário será forçado a encerrar suas atividades pela obsolescência de seu patrimônio.
O cálculo do custo de produção de