Trabalho Escrito Recursividade
Mauricio Oliveira da Costa
Pedro Henrique
Robson Aguiar Gusmão
Salezio
Samuel
Alunos do Curso de Ciência da Computação Faculdade Pitágoras – Campus Teixeira de Freitas
Introdução
Recursividade e uma sub-rotina (função ou método) que pode chama a si própria direta ou indiretamente para resolver um problema.
É um termo usado para descrever o processo de repetição de um objeto de um jeito similar ao que já fora mostrado.
Exemplo:
Subir uma Escada
Objetivo: chegar ao topo;
Tarefa: Subir degrau por degrau
Condição de parada: chegar ao topo.
Todo programa recursivo deve ter uma condição de parada, a condição de parada e onde o programa será resolvido e não precisaremos mais chama a função de recursiva novamente.
Se não o programa torna si infinito.
Conceito de recursividade
De acordo com Deitel (2010), quando um método recursivo é chamando para resolver um problema, na verdade, ele é capaz de resolver somente o(s) caso(s) mais simple(s), ou caso(s) básico(s). Se o método é chamado com um caso básico, ele retorna um resultado. Se o método for chamado com um problema mais complexo, em geral, ele divide o problema em duas partes conceituais; uma parte que o método sabe como fazer e outra que não sabe fazer. No sentido de tornar a recursão realizável, a ultima parte deve assemelhar-se ao problema original, o método chama uma nova copia dele próprio para trabalhar no problema menor.
Para um melhor entendimento a recursividade é uma função ou método que invoca a si própria, devendo seguir duas regras básicas: ter uma condição de parada, caso contrário entraria em looping infinito, tornar o problema mais simples dividindo o problema em partes menores, sem torna-lo complexo de forma que seja possível resolver facilmente.
Recursão e a pilha de chamadas de métodos Recursão
O termo Recursão é bastante usado maneira geral para descrever o processo de repetição de um objeto denominada de função recursiva.
LAUREANO(2008).