termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: quando resultante de uma reação química e é usada para identificar grupos funcionais, ou quando envolve a simples miscibilidade, sendo usada para determinar os solventes adequados para a recristalização, análises espectrais e reações químicas.
A solubilidade de compostos é extremamente importante para a sociedade. É empregada em diversas situações, como, por exemplo, na identificação de substâncias desconhecidas, em recristalização de substâncias, em métodos de separação de misturas e extração de produtos naturais. Além de ser largamente utilizada nas indústrias de fabricação de tintas, perfumes, sabão, plásticos, entre outros.
As classes de solubilidade são identificadas através do comportamento da amostra analisada em determinados solventes. Em geral, compostos com grupos polares terão solubilidade em água. A presença de grupos ácidos resultará em solubilização em meio básico devido à reação de formação de um sal. Compostos com grupos básicos terão reação em meio ácido pelo mesmo motivo. De forma genérica, os testes de solubilidade permitem, em uma primeira análise, classificar o composto em substância ácida, básica ou neutra. Assim os testes são realizados em água, solução de hidróxido de sódio, solução de bicarbonato de sódio, ácido clorídrico diluído, éter, ácido fosfórico e ácido sulfúrico concentrado.
Além da determinação das classes de solubilidade, existem diversas maneiras de identificar uma substância desconhecida em um laboratório de química. A determinação do ponto de fusão e ebulição, a densidade relativa, o índice de refração, o uso de equipamentos como raios-X e o