DEPENDÊNCIA QUÍMICA PSICOLOGIA
Os Transtornos Relacionados a Substâncias incluem desde transtornos relacionados ao consumo de uma droga de abuso (inclusive álcool), aos efeitos colaterais de um medicamento e à exposição a toxinas. No DSM IV, o termo substância pode referir-se a uma droga de abuso, um medicamento ou uma toxina. As substâncias discutidas nesta seção são agrupadas em 11 classes:
álcool
anfetamina ou simpaticomiméticos de ação similar
cafeína
canabinóides
cocaína
alucinógenos
inalantes
nicotina
opióides
fenciclidina (PCP) ou arilciclo-hexilaminas de ação similar e sedativos
hipnóticos ou ansiolíticos
As seguintes classes compartilham aspectos similares, embora sejam apresentadas em separado: o álcool compartilha características dos sedativos, hipnóticos e ansiolíticos, e a cocaína compartilha características das anfetaminas ou simpaticomiméticos de ação similar. O DSM-IV também inclui Dependência de Múltiplas Substâncias e Transtornos
Relacionados a Outras Substâncias ou Substâncias Desconhecidas (incluindo a maior parte dois transtornos relacionados a medicamentos ou toxinas).
Muitos medicamentos vendidos com ou sem prescrição médica também podem causar Transtornos Relacionados a Substâncias. Os sintomas com freqüência estão relacionados à dosagem do medicamento e habitualmente desaparecem com a redução da dosagem ou suspensão do medicamento.
Os sintomas em geral desaparecem quando o indivíduo deixa de expor-se à substância, mas sua resolução pode levar de semanas a meses e exigir tratamento.
Os Transtornos Relacionados a Substâncias são divididos em dois grupos:
Dependência de Substância
Abuso de Substância
DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIA:
A característica essencial da Dependência de Substância é a presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos indicando que o indivíduo continua utilizando uma substância, apesar de problemas
significativos
relacionados