USO DA PSICOLOGIA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como
Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).
23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia.
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Quem já não se sentiu desorganizado ,em alguns ou até mesmo, em todos aspectos em nossas vidas?
Organização
O psicólogo organizacional deve buscar alcançar níveis de excelência de qualidade por toda a organização. De acordo com a definição de DAFT(2001):
“organizações são entidades sociais, dirigidas por metas e desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados, ligados ao ambiente externo, onde um conjunto de profissionais trabalha para chegar a um objetivo comum.”
Função do psicólogo organizacional
Atua individualmente ou em equipe multiprofissional, onde quer que se dêem as relações de trabalho nas organizações sociais formais ou informais, visando a aplicação do conhecimento da Psicologia para a compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e os processos intra e interpessoais, intra e inter grupais e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural.
Descrição de Ocupação:
1-Planeja, elabora e avalia análises de trabalho (profissiográfico, ocupacional, de posto de trabalho etc.), para descrição e sistematização dos comportamentos requeridos no desempenho de cargos e funções, com o objetivo de subsidiar ou assessorar as diversas ações da administração.
2- Participa do