Trabalho Escrito Labio Leporino
O lábio leporino é uma fissura no lábio superior ao lado da linha média, e a separação pode variar de discreta à completa, estendendo-se até as narinas. Pode ser uni ou bilateral. Essas fissuras podem restringir-se ao lábio ou estender-se à gengiva, maxilar superior e nariz.
É uma má formação congênita, de apresentação variável, que ocorre durante o desenvolvimento do embrião, entre a 4 e a 12 semana de gestação. A incidência é maior na etnia amarela e menor na negra.
Causas
Ainda não existe causa especifica porem á seus fatores de riscos como:
Deficiências nutricionais;
Hereditariedade;
Uso de radiação, certos medicamentos, de álcool, ou fumo durante a gestação;
E também pode ocorrer em razão da sífilis maltratada.
Sinais e Sintomas
Os sinais mais visíveis em pessoas com lábios leporinos são as fissuras:
Unilaterais e atingirem somente um lado do lábio ou bilaterais e afetarem os dois lados.
Completas, quando atingem o lábio e o palato, ou incompletas atingindo um desses dois.
Atípicas, variando de formas leves até formas graves.
Diagnóstico
O diagnóstico é através da ultrassonografia podendo ser feita a partir da décima quarta semana de gestação, porém grandes partes do diagnostico continuam sendo realizado após o parto, mediante ao exame clinico.
Tratamento
Cirurgias: No caso da fenda palatina é recomendado que nas primeiras 24 a 72 horas depois do nascimento seja feito a reconstituição dos lábios e reposicionamento do nariz, pois por falta de apoio do musculo que está solto daquele lado, quase sempre a um desabamento da asa do nariz. Lembrando que o tratamento de fenda palatina é de longo prazo, chegando ate aos 18 anos terminando com a consolidação dos ossos da face. Porque as fissuras labiopalatais não são alterações apenas estéticas, mas é também a causa de problemas de nutrição, de distúrbios respiratórios, de fala e audição, de infecções crônicas, de alterações na dentição e de problemas emocionais.
Reabilitador: Após as cirurgias serão