Trabalho Escravo
Estima-se que existam no mundo entre 12 a 27 milhões de pessoas escravizadas nos diversos ramos da indústria, serviços eagricultura. Em geral, os escravos provêm de regiões muito empobrecidas, com pouco acesso à educação e saúde e ao crédito formal. São locais onde as leis de proteção são fracas, ou sua aplicação é restrita, de forma que a ação dos aliciadores é facilitada. São jovens, a maioria do sexo feminino. Muitos são forçados a se deslocar de sua região de origem em busca de oportunidades e são aliciados para este tipo de trabalho.
Atualmente a maioria das pessoas acredita que não existe mais o trabalho escravo, porém esse tipo de trabalho ainda é muito utilizado por pessoas de “má” fé que acabam prometendo vários benefícios ao trabalhador e ao chegar ao local de trabalho essa pessoa acaba percebendo que tudo o que foi prometido não passou de um mero engano. Otrabalho escravo pode acontecer de várias formas e algumas coisas acabam caracterizando o mesmo, como no caso de um trabalho com alta salubridade e com remuneração muito baixa.
A escravidão era uma situação aceite e logo tornou-se essencial para a economia e para a sociedade de todas as civilizações antigas, embora fosse um tipo de organização muito pouco produtivo. A Mesopotâmia, a Índia, a China e os antigos egípcios e hebreus utilizaram escravos.
Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil, em geral, é proibido por