trabalho Escravo na atualidade
III SEMESTRE
Questões Serviço Social
Mauricéia de Oliveira Quirino RA: 9134244743
Tutora: Helena Alves de Macedo
EAD
GUARULHOS
18/05/2015
TRABALHO ESCRAVO NOS DIAS DE HOJE NO BRASIL
Quando se fala em escravidão, muitos lembram de correntes e senzalas, mas o trabalho escravo de hoje adquiriu novas características, sendo a principal delas a proibição direta ou indireta do direito de ir e vir.
Os escravos de hoje não chegam mais de navios negreiros da África. Chegam de ônibus, de caminhão e no famoso pau-de-arara. Esses novos escravos são recrutados, principalmente, no Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Goiás, Ceará, Bahia e Minas Gerais. São trabalhadores que vivem na miséria total e procuram dar um jeito na miséria.
Os trabalhadores são levados ao cativeiro pelos empreiteiros, conhecidos como “gatos”. Estes viajam de cidade em cidade à procura de sua “presa”. Os gatos procuram caçar os futuros escravos longe do local de onde ele irá trabalhar. Assim é mais fácil esconder a verdade e o trabalhador não tem como fugir. Prometem um bom trabalho, salário, alojamento e alimentação, e já oferecem um adiantamento em dinheiro para ninguém se atrever a dizer não. A realidade se mostra diferente quando o trabalhador se depara com maus-tratos, fome, salário retido quase que inteiramente com o pretexto de que é preciso ressarcir o patrão pelas despesas feitas com a sua viagem até a fazenda. Torna-se escravo de uma dívida infinita. Se tenta deixar o trabalho, é castigado, muitas vezes até com a morte. O trabalhador escravo perde o direito garantido pelo art. 5º da Constituição Federal, de igualdade, liberdade, segurança.
O art. 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos vai um pouco além da nossa Constituição, quando se lê que “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão