Trabalho escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROF. MARCOS ADRIANO ISSLER
Rua. Porto Velho – Nova União – RO
Leitura – Crônicas
Prof. Elisaude Tureta Machado Coelho licenciada em Letras
Nova União – RO junho/2009 Problemática
Em razão da deficiência do hábito da leitura dos alunos da 9ª do período vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Marcos Adriano Issler, vê-se a necessidade de desenvolver atividades que envolvam a leitura despertando assim o gosto pela mesma.
Esse trabalho tem como idéia central incentivar a prática de leitura e escrita na escola
Torna-se viável essa temática por ser uma questão que tem causado muitos dissabores, decepções em nossa escola, fazendo com que a cada dia, aumente o número de analfabetos funcionais no Brasil.
Essa questão é muito complexa, pois trazemos conosco uma cultura de que o brasileiro não gosta de ler, que ler é muito chato, e porque essa é uma questão que deve ser trabalhada na família, na escola.
Fundamentação Teórica
Vivemos na era da informação, portanto é fundamental o domínio da leitura e da escrita. Seguindo esta linha de pensamento vimos a necessidade de desenvolver este projeto com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Marcos Adriano Issler. É importante ressaltar que a grande maioria desses alunos não tiveram referencial em casa quando eram crianças.
Sabe-se que a leitura e escrita é indispensável a qualquer nível de escolaridade e esta, está por toda parte, sendo de suma importância para todo tipo de aprendizagem.
Pensando assim, espera-se que a leitura e escrita sejam praticadas na escola, como um tesouro inestimável, do qual não podemos abrir mão jamais.
Com base nesse pensamento, essa temática vem de encontro à necessidade do desenvolvimento da prática da leitura e escrita, proporcionando assim, sanar as deficiências causadas pela má formação dos educandos e pela falta de incentivo ao hábito de ler e escrever.