TRABALHO ERGONOMIA
No âmbito da moradia, o homem continua na busca por seu espaço ideal. A preocupação com a qualidade de vida cresce, e novas soluções são discutidas por um número cada vez maior de profissionais de áreas diversas. Sendo assim este trabalho tem como objetivo avaliar a ergonomia do ambiente construído, visando identificar interferências da configuração espacial de ambientes de trabalho, enfocando as consequências do som x espaço construído.
A cada dia a adequação dos ambientes de trabalho vem se aprimorando, levando em conta a ergonomia dos ambientes, adequando-os às necessidades e à satisfação do usuário, permitindo avaliar o melhor posicionamento, o conforto do espaço e outros aspectos ergonômicos para melhorar o rendimento e desenvolvimento do trabalho. A preocupação com a produtividade teve início nas primeiras décadas do séc. XX, quando os estudos sobre o tema começaram a surgir, tendo Taylor como um de seus maiores expoentes abordando os benefícios de estudar a produção, a partir da observação dos processos de trabalho (ETTINGER ,1964, apud VILLAROUCO, 2008). A partir da evolução dos estudos de Taylor, formam-se dois novos campos de pesquisa. Um deles, a Ergonomia, contribuía na concepção de meios de trabalho adaptados às características do homem, objetivando saúde e produtividade (SANTOS et al., 1997 apud VILLAROUCO, 2008).
Pondera que toda atividade humana exige um determinado ambiente físico para sua realização. Portanto, se considerarmos tanto a diversidade de atividades quanto a diversidade humana – diferenças nas habilidades, por exemplo, podemos entender que as características do ambiente podem dificultar ou facilitar a realização das atividades. (BINS ELY, 2003, apud VILLAROUCO, 2008).
1 ERGONOMIA E O SEU PAPEL PARA O CORRETO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NO AMBIENTE CONSTRUÍDO.
A ergonomia tem como objetivo entender, analisar e modificar situações de trabalho a partir da adaptação do trabalhador que ocupa aquele espaço. Sendo assim, é