CASA BERTOLINI
!
Residência unifamiliar na cidade de Bento Gonçalves – RS;
!
Localização: loteamento residencial afastado do centro da cidade, numa area que originalmente fazia parte de um sítio rural;
!
ÁREA TERRENO: 32x30m;
!
Topografia: plana, quebrada por um leve declive no limite norte;
!
Vegetação: araucarias nativas da região;
!
ÁREA CASA: 9x27m em concreto armado;
!
AFASTAMENTO DO SOLO (DESNÍVEL): 0,90 metros;
!
SUBSOLO: escavação de 1,5m para a adega e garagem;
!
OBJETIVO DO PROJETO: Preservar a natureza do local e criar uma relação forte do exterior com o interior, porém controlando a transparência na fachada sul, preservando a intimidade dos clientes de acordo com cada cômodo da casa;
O programa se organiza em dois níveis. No térreo elevado a varanda em “L” conforma os acessos e integração com o pátio ao fundo. Internamente a circulação principal avança desde o acesso até a suíte principal, passando pelo setor de serviços e social no início e íntimo ao fundo. No outro nível, em semi-subsolo, encontram-se garagem e adega. Complementando o programa, uma edícula separada do volume principal, abriga o forno a lenha, sanitário e o volume do reservatório. A fachada Sul, voltada para rua, estabelece pelo ritmo das aberturas o grau de privacidade dos setores: permeabilidade total no acesso, controlada na área social e hermética na íntima. Do lado norte, aproveitando as melhores visuais, panos envidraçados estabelecem a conexão do interior com o jardim.
Os materiais empregados foram o concreto armado, alvenaria rebocada e esquadrias de alumínio com vidro termo-acústico e gradis metálicos corrediços.
Da disposição espacial do programa, sintetizada pela barra afastada do solo, logrou-se novos pontos de vista sobre a paisagem, respeitando sua escala, com mínima interferência para cidade.
FACHADA SUL (FRENTE)
FACHADA NORTE (FUNDOS)
VISTA SUPERIOR
PLANTA BAIXA SUBSOLO
CORTES
FACHADA
PLANTA BAIXA