Trabalho Ergonomia
Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT
CEP 78705-050 – (66) 3411-7600
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
4º Semestre - Tuma “A”
RONDONÓPOLIS – MT
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT
CEP 78705-050 – (66) 3411-7600
O papel do engenheiro de produção em relação a segurança na indústria
É possível aumentar a produção com segurança garantida!
A segurança de trabalho se tornou a muito tempo um diferencial competitivo para todas as empresas do mundo. Fatores quantitativos como: custo, produção, disponibilidade, bem como qualitativos, tais quais: moral da equipe e motivação são diretamente influenciados pelo nível de segurança do ambiente de trabalho.
Hoje o líder deve-se preocupar com a segurança e com a produção, as duas, uma parceira da outra, tem que produzir sem acidentes e com qualidade. As empresas vêm buscando melhorar cada vez mais as condições de trabalho, e adquirindo maquinas e equipamento cada vez mais eficiente na sua operação e evitando ou até mesmo eliminando acidentes do trabalho.
O engenheiro de Produção sempre visando a segurança deve elaborar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho – SGSST, esse sistema baseia – na gestão da prevenção, e surge como ferramenta ideal para a implementação de medidas preventivas, dotando as empresas de meios de gestão dos aspectos de segurança e saúde no trabalho de forma estruturada. Estudos demonstram que a implementação de SGSST traz melhorias significativas nas condições de trabalho, principalmente quando acompanhada de uma nova cultura que considera a SST um dos fatores essenciais na avaliação global do desempenho da empresa.
Porem muitos empregados na maioria das vezes preocupa mais com a produção do que a sua própria segurança, por que hoje a produção é monitorada em tempo real, com isso o empregado tem que mostrar resultados, se não mostrar resultados positivos, ele