PAPEIS DE TRABALHO E PARECER DO AUDITOR 2015
DA AUDITORIA
PROF.: LINDOMAR BATISTA FERREIRA
INTRODUÇÃO
Os papéis de trabalho constituem a forma organizada como os auditores realizaram a auditoria, desde os trabalhos de campo até a emissão do relatório de auditoria.
De acordo com a NBC – T – 11 – IT – 02, “... o auditor deve documentar todas as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar o parecer de auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria
Independente
das demonstrações contábeis.”
“ Todo trabalho realizado deve estar documentado nos papéis de trabalho, que são de propriedade exclusiva do auditor, que é responsável por sua guarda e sigilo.”
CONCEITO
E FINALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO DE
AUDITORIA
A NBC TA 230 (6) apresenta os seguintes conceitos:
Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).
Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.
Auditor experiente é um indivíduo (interno ou externo à firma de auditoria) que possui experiência prática de auditoria e conhecimento razoável de:
(i) processos de auditoria;
(ii) normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis;
(iii) ambiente de negócios em que opera a entidade; e
(iv) assuntos de auditoria e de relatório financeiro relevantes ao setor de atividade da entidade.
Atualmente, muitas empresas de auditoria utilizam sistemas informatizados que geram papéis de trabalho virtuais (eletrônicos) que ficam armazenados em arquivos magnéticos. Outras empresas que não dispõem dessa tecnologia utilizam papéis físicos.
OS PAPÉIS DE TRABALHO INCLUEM COMPILAÇÃO DE
INFORMAÇÕES, TAIS COMO:
-
-
-