trabalho ergonomia
Ergonomia, Saúde e Segurança do trabalho
Cases: Sobre Acidente de Trabalho
Professor: Cássio Bardi da Fonseca
Alunos: César Alves, Gení Falcão e Rosangela.
Felipe da Rosa
Case 1
Através de um exame periódico de um funcionário, uma empresa foi atuada pelo ministério do trabalho por fazer uma mudança de layout e não fazer avaliações do local após as mudanças.
Foram instaladas várias máquinas que produziam ruídos além do permitido para a carga horaria dos funcionários O funcionário fez o exame de audiometria e constatou que ele havia tido uma perda significativa de audição.
Os responsáveis pelo controle de saúde ocupacional não havia ainda sido atualizado após essa mudança, sendo que toda vez que ocorrer mudanças em áreas de trabalho é obrigatório que seja efetuada testes neste local e o PCMSO tem que estar atualizado.
Após o ocorrido o médico responsável pela elaboração do PCMSO, fez as novas atualizações. Os demais funcionários que trabalhavam na área afetada foram feitos exames e distribuídos os Equipamentos de proteção individual necessário. Já o funcionário afetado foi aberto uma CAT e encaminhado ao INSS.
NR- 7
7.4.8. Sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais, através de exames médicos que incluam os definidos nesta NR; ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer tipo de disfunção de órgão ou sistema biológico, através dos exames constantes dos Quadros I (apenas aqueles com interpretação SC) e II, e do item 7.4.2.3 da presente NR, mesmo sem sintomatologia, caberá ao médico-coordenador ou encarregado:
a) solicitar à empresa a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT;
b) indicar, quando necessário, o afastamento do trabalhador da exposição ao risco, ou do trabalho;
c) encaminhar o trabalhador à Previdência Social para estabelecimento de nexo causal, avaliação de incapacidade e definição da conduta previdenciária em relação