Trabalho ergonomia
1: A ergonomia pode ser aplicada a qualquer local que haja uma interação entre uma pessoa e a atividade que a mesma realiza . Temos como exemplo fábricas , escritórios , armazéns , entre outros .
2: A ergonomia começou a ser praticada inconscientemente com o surgimento da revolução industrial mas surgiu formalmente em 1949 e foi estudada pela Ergonomics Research Society na Inglaterra . Foi considerada fundamental para uma melhora da produtividade no início do século 20 quando estudada por Taylor , com isso passou a ganhar maior abrangência no cenário e tornou se fundamental . Exemplos de ergonomia são : Cadeira ajustável para o funcionário para melhor posicionamento perante o uso do computador ; Monitor 2 cm abaixo da linha dos olhos para uma melhor disposição do pescoço evitando dores ; Altura de móveis devidamente ajustadas para o funcionário evitando doenças ocupacionais .
3: A norma regulamentadora que faz alusão a ergonomia e a NR 17 , tendo como objetivo uma melhor adaptação das condições de trabalho para o colaborador .
17.2.6. O transporte e a descarga de materiais feitos por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico deverão ser executados de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.
17.2.7. O trabalho de levantamento de material feito com equipamento mecânico de ação manual deverá ser executado de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.
4: A má postura pode trazer danos sérios decorrentes da mesma , como :
Lordose é um transtorno definido por uma curvatura excessiva da coluna para dentro. Ela difere das curvas normais da coluna nas regiões cervical, torácica e lombar, as quais são, até certo grau, cifóticas ou lordóticas. As curvas naturais da coluna