TRABALHO EPIDEMIO
EPIDEMIOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Epidemiologia da Universidade Anhanguera como requisito para obtenção de nota semestral.
Professor orientador:
PROFESSORA
CAMPINAS
2015
INTRODUÇÃO
A epidemiologia e o que estuda as epidemias passadas e presentes, criando meios para prevenções de futuras, com métodos de higiene pessoal e coletiva e redução de poluentes em árias urbanas e rurais. Nos primórdios a igreja ajudava afastando os doentes e incentivando a higiene pessoal e coletiva, mas hoje em dia é a ciência que isola e trata os doentes e previne a proliferação das doenças.
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE
Os autores Naomar de Almeida Filho e Maria Zélia Rouquayrol, autores em conjunto do livro ‘’Epidemiologia e Saúde'', falam sobre a história da epidemiologia ao longo do tempo, com informações dos primeiros elementos e doenças que desde o inicio já matavam muitas pessoas, até que com alguns estudos e evolução termológica descobriram-se os três eixos fundamentais: Clima, Estatística e a Medicina Social.
Muitos autores dizem que o inicio do termo epidemiologia era hipócrita, pois na época contradizia a cultura higiênica que não era as das melhores e muito propicia a proliferação de doenças.
Muitos autores acreditam que a Epidemiologia nasceu com Hipócrates, sendo a estrutura e o conteúdo dos textos hipocráticos sobre as epidemias e sobre a distribuição de enfermidades nos ambientes que anteciparam o chamado raciocínio epidemiológico.
Tanto a hegemonia do catolicismo romano quanto as invasões dos bárbaros trouxeram um predomínio de praticas de saúde com amuletos, orações e os cultos da saúde materializavam a ideologia religiosa, caracteristicamente medieval, de salvação da alma mesmo com a perdição do corpo individual. No inicio a igreja começou o incentivo a higienização do corpo dizendo que fazendo isso iria se livrar dos enfermos, muitos historiadores epidemiológicos